CASO DE SUCESSO
Câmara Municipal de Beja melhora controlo orçamental com plataforma de BI da GSTEP
Baseada no Power BI da Microsoft, solução de Business Intelligence da GSTEP para o poder local permite à Câmara Municipal de Beja acompanhar de perto a execução orçamental e melhorar a tomada de decisão através do rápido acesso a dashboards intuitivos que fornecem uma visão instantânea das métricas e KPIs essenciais.
SETOR
Administração Pública
UNIDADE DE NEGÓCIO
Business Intelligence
A plataforma de BI da GSTEP para Municípios proporciona uma visualização completa, dinâmica e interativa da execução orçamental e agiliza o controlo de todos os centros de custo, transformando dados em bruto provenientes de várias fontes em insights acionáveis.
A partir do acesso rápido e intuitivo a um conjunto de indicadores e dashboards que abrangem as rubricas orçamentais definidas pelo Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas, a Câmara Municipal de Beja ganha um acompanhamento mensal e trimestral rigoroso e substitui o anterior processo manual, moroso e propenso a erros.
Além de permitir a comparação com exercícios passados, a nova plataforma permite à Câmara Municipal de Beja otimizar a gestão de recursos, para que se mantenham em linha com o orçamento, e a tomada de decisão, com base em dados fidedignos e atempados. Além disso, consegue obter diferentes visões, consoante o centro de custo e de forma cumulativa, e simplificar a partilha de informações entre as equipas e os serviços, garantindo que todos acedem aos mesmos dados atualizados e de acordo com o seu perfil.
A equipa da GSTEP esteve envolvida em todas as fases do projeto, desde a análise ao desenvolvimento, testes e entrada em produção.
Da nossa perspetiva, a Plataforma de BI implementada pela GSTEP é uma enorme mais-valia para o processo de decisão dos nossos executivos, pois possibilita um acesso centralizado, célere e simplificado a indicadores-chave para agirmos com base em dados, termos uma compreensão profunda das diferentes áreas orçamentais e ganharmos uma visão e controlo mais precisos da execução a cada momento.
João Machado,
Chefe de Divisão Administrativa e Financeira da Câmara Municipal de Beja