CASO DE SUCESSO
GSTEP automatiza solução de Planeamento e Controlo Orçamental
numa das maiores Seguradoras presentes em Portugal
Utilizando a ferramenta Oracle Hyperion, o projeto de Planeamento e Controlo de Gestão (PCG) desenvolvido pela GSTEP teve como objetivo reduzir o esforço no tratamento de dados financeiros da Companhia de Seguros, produzir relatórios para controlo orçamental e aumentar o tempo para analisar resultados, indicadores e tendências.
CLIENTE
Companhia de Seguros internacional
SETOR
Seguros
UNIDADE DE NEGÓCIO
Enterprise Performance Management
Key-numbers do projeto
Seguros
Oracle Hyperion
- Cerca de 30 utilizadores
- 6 meses de projeto-base
- Tratamento de 100 ficheiros de Excel, com várias versões/cada
- Ganhos de tempo de pelo menos 50%
Desafio
A Companhia de Seguros internacional, implantada em Portugal e líder no seu setor de mercado, fazia todo o planeamento e controlo orçamental através de folhas de cálculo Excel que, numa empresa desta dimensão, levantava os seguintes problemas:
• Esforço de cerca de 80% no tratamento de dados, tendo apenas 20% para análise dos mesmos
• Dificuldade na criação de diversos cenários de orçamento
• Gestão de versões de ficheiros de Excel
• Informação centralizada no departamento de Planeamento e Controlo de Gestão, sendo que sempre que alguma área de negócio precisava de analisar os desvios tinha de esperar para receber essa informação tratada
• Risco de perder informação caso algum ficheiro fosse danificado
• Risco de falhas de segurança
Por forma a reduzir o esforço no tratamento de dados e aumentar o tempo para analisar resultados, indicadores e tendências, a Seguradora optou por automatizar o processo de forma a colocar todo o know-how num software user-friendly. Pretendia-se assim atingir maior autonomia e interatividade por parte dos utilizadores e fazer um controlo de inputs, versões e acessos mais eficiente.
De acordo com as necessidades apresentadas e com o apoio da gestão de topo, a Seguradora selecionou a GSTEP devido à sua experiência e know-how na área de EPM (Enterprise Performance Management) e à relação de confiança gerada ao longo de vários projetos realizados em conjunto.
A informação disponível no mundo é cada vez maior e mais acessível, todos estamos cada vez mais informados e naturalmente quem souber interpretar melhor essa crescente informação terá vantagem neste mercado cada vez mais competitivo. Nesse sentido, o aumento do nível de detalhe, a integração de outras/novas variáveis e a criação de cenários serão temas que farão certamente parte de futuros desenvolvimentos com a GSTEP.
Responsável de Planeamento e Gestão da Informação Seguradora